8 dúvidas comuns sobre cólica menstrual

Quando falamos de cólicas, lembramos sempre das lamentações “mulher sofre” ou “ser mulher não é fácil”. E realmente não é! Além de tomar conta da casa, trabalhar e cuidar dos filhos, a maioria delas fazem isso, pelo menos uma vez por mês, acompanhadas pelas cólicas.

Essa dor pélvica incomoda muito. Em alguns casos pode até indicar problemas de saúde como a endometriose. Para tirar algumas das principais dúvidas sobre cólica menstrual, o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho responde a algumas questões.

Por que as mulheres sentem cólicas?
As mulheres têm cólicas porque menstruam. A menstruação serve para “limpar” as paredes internas do útero quando não há fecundação, porém quando essa limpeza é feita faz a liberação do endométrio que solta umas substâncias que contraem o útero provocando as cólicas.

Por que algumas mulheres não têm cólicas?
Depende de cada organismo. Se o fluxo menstrual é intenso, o corpo precisa produzir bastante prostaglandina para a descamação do endométrio. A prostaglandina estimula as contrações uterinas que provocam as cólicas, por isso algumas mulheres sentem mais dores que outras, mas pelo menos 50% delas vão sentir cólicas no decorrer dos anos.

As cólicas são comuns?
Sim, mas existem dois tipos de cólicas, as primárias e as secundárias. As primárias são as dores causadas pela liberação das substâncias do processo de reprodução, geralmente acompanham as mulheres desde o início da menstruação, na adolescência. As secundárias muitas vezes ocorrem em uma fase da vida mais tardia, e tendem a ser cada vez mais longas e/ou intensas, o que já pode indicar problemas de saúde como o aparecimento de miomas e/ou tumores.

Como saber se a minha cólica é normal?
Para saber especificamente sobre cada caso, uma boa conversa com o médico, o exame clínico, e exames de imagem como a ultrassonografia conseguem identificar se existe algo de errado.

Qual o melhor remédio?
O conselho é não se automedicar. Procure sempre uma orientação médica. Dependendo do caso, o médico deve receitar analgésico ou anti-inflamatório. Em outros casos, medicamentos hormonais podem ser prescritos.

Como evitá-las?
As mulheres que já possuem uma vida sexual ativa normalmente fazem o uso de pílulas anticoncepcionais. Esses medicamentos reduzem o endométrio e o fluxo menstrual. Atividades físicas também proporcionam sensação de bem-estar e alívio por causa da liberação de endorfinas que ativam a circulação do sangue. Bolsas de água quente são de ótima ajuda, pois relaxam a musculatura.

Alimentos influenciam nas cólicas?
Sim e um deles é o café. A cafeína barra os nutrientes que aliviam o aparecimento das cólicas. Evite comer coisas gordurosas. Os alimentos ricos em magnésio, ômega 3 e os cereais possuem um efeito anti-inflamatório que ajudam a diminuir as contrações pélvicas. Beba bastante água.

Quais são as doenças que podem ser diagnosticadas por causa das cólicas?
Endometriose, adenomiose, tumores, miomas, cistos ovarianos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...